←  ↓  ↓   →

↓↓↓ Compartilhe com Amigos ↓↓↓

5.0/5.0 Stars

A ARTE PRÉ-HISTÓRICA NO BRASIL - PARQUE NACIONAL SERRA DA CAPIVARA - PIAUI - BRASIL - BRAZIL

A ARTE RUPESTRE NO PIAUÍ

Pintura Rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara
Pintura Rupestre no Parque Nacional da Serra da Capivara
Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre, mas em lugares protegidos, normalmente datando de épocas pré-históricas.Na vida do Homem pré-histórico tinham lugar a Arte e o espírito de conservação daquilo de que necessitava. Estudos arqueológicos demonstram que o Homem da Pré-História (a fase da História que precede a escrita) já conservava, além de cerâmicas, armas e utensílios trabalhados na pedra, nos ossos dos animais abatidos e no metal. Arqueólogos e antropólogos datando e estudando peças extraídas em escavações conferem a estes vestígios seu real valor como "documentos históricos", verdadeiros testemunhos da vida do Homem em tempos remotos e de culturas extintas.

A ARTE PRÉ-HISTÓRICA NO BRASIL


As mais antigas manifestações de pinturas rupestres no Brasil encontram-se na Serra da Capivara, no Piauí, datando de cerca de 13000 a.C.


OBJETOS UTILIZADOS


Na documentação arqueológica brasileira, predominam o uso de materiais como osso, chifre, pedra e argila, para a confecção de objetos utilitários (recipientes, agulhas, espátulas, pontas de projétil), adornos (pingentes e contas de colar) e cerimoniais, atestando uma preocupação estética observável, sobretudo, na extraordinária variação de formas geométricas e no tratamento das superfícies e dos retoques.

PRINCIPAIS LOCAIS DA ARTE PRÉ-HISTÓRICA NO BRASIL

SERRA DA CAPIVARA – PIAUÍ


Localização do Parque Nacional Serra da Capivara no Mapa do Brasil - Nordeste - Piaui
Localização do Parque Nacional Serra da Capivara
no Mapa do Brasil - Nordeste - Piaui
Em 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o mais importante patrimônio pré-histórico das Américas e a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo.

O Parque Nacional Serra da Capivara se localiza no Estado do Piauí, ao Sul. Possui vários sítios arqueológicos e o Museu do Homem Americano, tem 6.000 a 13.000 anos de idade, foi descoberto em 1970 por Niède Guidon, as pinturas mostram pequenas figuras de homens e animais. As cidades mais próximas dos sítios arqueológicos são Coronel José Dias e São Raimundo Nonato (30 km).

Além de conter a maior quantidade de pinturas primitivas sobre rocha do mundo, estudos científicos confirmam que a Serra da Capivara foi densamente povoada em períodos pré–históricos. Os artefatos encontrados apresentam o registro do homem há 60.000 anos. Existem atualmente 737 sítios arqueológicos catalogados onde foram encontrados esqueletos humanos, pinturas rupestres com aproximadamente 30.000 figuras coloridas, que representam cenas de dança, de parto, de caça entre outras. Para pintá-las nossos artistas primitivos usaram óxido de ferro das rochas, às vezes misturando com gordura animal para fixar melhor a cor. Utilizando sempre o mesmo material, eles acabavam pintando tudo em tons de ocre avermelhado.

Segundo informação da FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano), de São Raimundo Nonato, há 260 sítios arqueológicos com pinturas rupestres na área do Parque Nacional da Serra da Capivara, que foi criado em 1979.

NIÉDE GUIDON - Foto da Pesquisadora Arqueóloga Fundadora do Parque Serra da Capivara
NIÉDE GUIDON - Foto da Pesquisadora Arqueóloga
 Fundadora do Parque Serra da Capivara
As descobertas arqueológicas do local tomaram maior dimensão quando, em 1986, foi criada a fundação Museu do Homem Americano - FUMDHAM, dirigida pela arqueóloga paulista Niéde Guidon. A Fundação vem buscando novos vestígios, catalogando descobertas e enriquecendo o acervo do museu instalado na região. Ao longo de 14 trilhas e 64 sítios arqueológicos abertos à visitação, encontramos tesouros, como os pedaços de cerâmicas mais antigos das Américas, de 8.960 anos. No circuito dos Veadinhos Azuis, podemos encontrar quatro sítios com pinturas azuis, a primeira desta cor descoberta no mundo.

PEDRA PINTADA – PARAÍBA


Em Pedra Pintada, na Paraíba, foram encontradas pinturas com cerca de 11 mil anos de idade.

VALE PERUAÇU E VALE DO RIO DAS VELHAS – MINAS GERAIS


Em Minas Gerais, chamam atenção os registros de arte rupestre localizados em várias cavernas do vale do Peruaçu, que se distinguem por seus raros desenhos de padrões geométricos, executados entre 2.000 e 10.000 anos atrás. São igualmente dignas de menção as pinturas de animais descobertas em grutas calcárias no vale do rio das Velhas, em Lagoa Santa, Minas Gerais.

OUTROS LOCAIS


Outros Sítios de pintura Rupestre ficam em Naspolini, no estado de Santa Catarina, na região Sul do país. Em Minas Gerais na região de Lagoa Santa, Varzelândia e Diamantina próximo à cachoeira da Sentinela. Destacam-se também a Toca da Esperança, região central da Bahia e Florianópolis, estado de Santa Catarina, no sul. Muitos registros estão em condições precárias. No estado do Rio Grande do Norte, diversos sítios também são encontrados, principalmente nas regiões do Seridó e na chapada do Apodi, tendo como destaque o Lajedo de Soledade. No estado de Pernambuco encontram-se pinturas rupestres no município de Itapetim, nascente do rio Pajeú, nos Sítios Boa Vista e Riacho Salgado e no município de Afogados da Ingazeira, próximo 5 quilômetros do povoado de Queimada Grande e no município de Carnaíba, na Serra do Giz, próximo ao povoado da Serra Carapuça.

TODAS AS IMAGENS ABAIXO SÃO DO PARQUE NACIONAL
 "SERRA DA CAPIVARA" NO PIAUÍ
(CLIQUE NAS IMAGENS PARA AUMENTAR)

























VEJA TAMBÉM: CLIQUE ↓↓↓

☺☺☺

←  ↓  ↓   →